sábado, 30 de janeiro de 2010

13ª Mostra de Cinema de Tiradentes - Divagações sobre a escrita e o olhar!


A Mostra de Cinema de Tiradentes, que em 2010 chega a sua 13ª edição, é uma oportunidade ímpar de conferir obras do cinema nacional, recém saídas do forno e que trazem algo de interessante e instigante em termos de linguagem e/ou narrativa. Esse é um aspectos bastante característicos da Mostra de Tiradentes, que segue com sua tradição de exibir o que há de novo no cinema brasileiro contemporâneo. Filmes que de alguma forma fogem do lugar comum do cinema predominante nas salas de cinema comerciais.

A brisa de reflexão que paira pela cidade, confere a mostra um clima de dialogo e discussão cinematográfica entre os filmes, o público e a crítica. Inevitavelmente esse ambiente excita o exercício da escrita e também do olhar. Sendo assim, irei divagar sobre alguns filmes visto na Mostra que me causaram algum tipo de indagação.

A 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes termina hoje deixando um pouco de nostalgia misturada com alegria, que venha a 14ª edição.

Até breve!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010


13ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Entre os dias 22 e 30 de janeiro de 2010 acontece em Tiradentes a já tradicional Mostra de Cinema, que este ano chega a sua 13ª. edição. Como sempre com uma programação gratuita, de filmes brasileiros contemporâneos, que certamente serão bastante repercutidos durante todo o ano que começa.

Enquanto a Mostra de Ouro Preto mantêm seu foco na memória e preservação do nosso cinema e a Mostra Cine BH no mercado audiovisual, a Mostra de Tiradentes tem um caracter de reflexão e debate, do que se anda fazendo de novo e/ou diferente em cinema no Brasil, em termos de linguagem. As três Mostras são produzidas pela Universo Produções, integram o Cinema sem Fronteiras – programa nacional de audiovisual e já fazem parte do calendário audiovisual de Minas Gerais.

Nesta edição a Mostra homenageia o cineasta cearense Karim Ainouz, que tem em seu curriculo os longas Madame Satã, O Céu de Suely e seu mais recente filme: Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo.

Programação e info:
http://www.mostratiradentes.com.br/