domingo, 25 de julho de 2010

O primogênito

Caros amigos, é com imensa satisfação e alegria que anuncio, depois de um delicioso pré-natal e um estonteante trabalho de parto, a chegada do primogênito URBANO.


Nasceu com tanta vontade de viver, que já ousou dar seus primeiros passos, sua estréia será no 15º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, na Mostra Informativa - Sessão Experimentando, que acontece no Rio de Janeiro de 28 de julho a 08 de agosto de 2010. Sua exibição será no dia 06, na sala Cine 2 da Caixa Cultural, as 15:30.


URBANO também será exibido na Mostra Curta Tudo, do 4º Arraial Cine Fest - Porto Seguro, Bahia, que acontece em dezembro deste ano. Ainda não foi informado a data de sua exibição, mas em breve o quinto olho divulgará mais notícias.


Agradeço de coração aqueles que acreditaram e colaboraram para que este projeto ganhasse vida: Marcos Paulo Freitas, por ter composto Experimento Urbano exclusivamente para o curta.Um forte abraço aos integrantes da banda Palito de Dente, Mundo Cruel ficou perfeito!
A você Danillo Carvalho, um agradecimento mais do que especial, lhe desejo toda a sorte do mundo e espero revê-lo em breve na grande tela.


Um abraço a todos e que as lentes nunca deixem de registrar nossas vidas.


Marcelo Luiz de Freitas.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Viajo porque preciso, volto porque te amo, Karim Aiinouz e Marcelo Gomes

Por Cristian Rangel

Na 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro deste ano, o filme Viajo porque preciso, volto porque te amo teve a sua pré-estréia nacional, o evento homenageou o Cineasta Cearense Karim Ainouz, e parte de sua filmografia foi exibida na Mostra. Esse mês o filme estreou em Belo Horizonte, em meio a uma programação intensa no circuito comercial de cinema, com direito a animação em 3D e filme com vampiros e lobisomens, é interessante e saudável observar em cartaz um longa nacional como Viajo porque preciso, volto porque te amo, que tem grande força expressiva e traz algumas questões pertinentes à linguagem cinematográfica contemporânea, nos propondo uma nova abordagem da condição precária do nordeste ao mesmo tempo em que trata de relações amorosas e suas especificidades.


Nesse road movie pelo sertão, acompanhamos o geólogo José Renato em sua pesquisa de campo pela região semi-desértica do nordeste brasileiro, com o objetivo de avaliar o possível percurso de um canal que será feito a partir do desvio das águas de um rio da região. Enquanto faz os registros da pesquisa ele revela suas angustias sentimentais, surgidas após ser abandonado pela esposa. Quanto maior é sua imersão naquele ambiente desolador, mais aumenta as suas inquietações.


Com bastante sensibilidade visual, a narrativa se constrói a partir do olhar do personagem principal, o qual não vemos, mas nos aproximamos dele através das imagens e de sua narração, aspecto que aproxima o filme de uma linguagem documental. Outro fator importante é a característica dicotômica com que pouco a pouco o longa se desenvolve, conferindo maior intensidade à trajetória incerta e desajeitada de um homem pelas veredas do sertão e do amor, entre o vazio e a solidão de ambos.

Trailer: