quarta-feira, 7 de abril de 2010

Graveola e o Lixo Polifônico: E a Reinventividade Sonora

Por Cristian Rangel


Graveola e o Lixo Polifônico é, sem dúvida, uma das bandas mais interessantes do cenário independente de Belo Horizonte, não consigo rotulá-la em algum estilo musical, pois eles bebem de muitas fontes e reinventam as formas sonoras peculiares de cada estilo, criando assim seu estilo indefinivel, mas, quem se importa com as famigeradas definições? O que realmente interessa é perceber a liberdade com que o Graveola se mostra, de cabeça aberta e antenas ligadas para experimentar e misturar os ricos sons da música brasileira. Temos aqui um bom exemplo de como fazer dessa gama de influências e referências um verdadeiro coquetel antropofágico, recheado de musicalidade para se deleitar com gosto, é a reinventividade sonora intrínseca em um outro modo de se fazer o som.

Em 2009 o Graveola lançou o seu primeiro disco, que contêm belissímas canções, entre elas a música Outro Modo que vejo como uma espécie sintése metalingüística da banda, pois há a essência do grupo a reinvenção, que foge do lugar comum dando vez e voz para a liberdade de experimentação; outro destaque também para a ousada Dois lados da canção que nos apresenta um inusitado “encontro” musical, entre a tropicália dos Mutantes e as romanticas canções de Roberto Carlos, a partir das melodias e do jogo de palavras. Enfim, é um ótimo disco para ser degustado com bastante atenção.


Foi lançado no início desse ano o segundo disco do grupo, que na verdade é considerado por eles como um disco e meio, uma coletânea de férias que não pretende ser o segundo, o albúm tem o nome de Um e Meio e está disponibilizado no site da banda, assim como o disco anterior. E traz grandes músicas, que a princípio me soaram bem diferentes das do disco anterior, mas agora sei que realmente elas são a cara da banda e exatamente por essa caracteristica mutável. Atento para a animada Coquetismo e a bonita e sutil Desagrados e Flores, a qual podem ouvir com os próprios olhos no vídeo clip abaixo, sem mais delongas apreciem uma pitada sonora desse liquidificador polifônico: